Olá Dra. Investidora, tudo bem com você?
Quando pergunto para as médicas qual o conhecimento elas têm sobre investimentos, a maioria me responde “ZERO”, algumas até respondem “ – 1” (risos). E se você veio aqui ler, é porque provavelmente você também tem zero conhecimento sobre investimentos. Mas prometo que fazendo essa breve leitura você vai sair do zero.
Estou imaginando agora você sentada na minha frente, e eu tendo a missão de te fazer sair do zero em conhecimento sobre investimentos.
Vamos lá…
O que é investir?
Investir é quando você dedica um valor em algo e aquilo se multiplica. Você pode investir várias coisas, e aqui vamos falar sobre dinheiro. Investir dinheiro com rentabilidade positiva é colocá-lo em algum lugar e resgatar mais do que colocou.
Por que é importante investir?
O investimento se faz necessário quando você deseja ter segurança e tranquilidade financeira para que você e sua família não dependam exclusivamente do seu trabalho, da sua força física e mental.
E como começar a investir?
Para começar a investir você precisa de um intermediário, que serão os bancos corretoras. A corretora funciona como uma prateleira de uma loja que vai te dar várias possibilidades de escolha. E aqui mora a grande dificuldade de algumas médicas, a hora de escolher.
Como escolher um bom investimento?
Todo investimento tem essas 3 características que vou te ensinar e depois disso, você não terá mais zero conhecimento.
Todo investimento tem um grau de segurança, de liquidez e de rentabilidade. E o que significa cada um deles?
Segurança
Segurança é o grau de risco, tem investimentos super seguros e outros muito arriscados, que oscilam muito.
Liquidez
Liquidez é a rapidez com que o dinheiro chega às suas mãos. Alta liquidez é quando o dinheiro está num lugar de rápido acesso, tipo a poupança e baixa liquidez é quando demora para você ter o dinheiro em mãos, tipo o dinheiro investido em um imóvel.
Rentabilidade
Rentabilidade é o quanto esse dinheiro está rendendo, e tem lugares que rendem muito mal, e outros que rendem muito bem.
Daí neste momento, imagino que você pensou: ‘então quero um investimento que tenha essas 3 características: alta segurança, alta liquidez e alta rentabilidade’.
Este investimento nunca vai existir, pois todas as vezes que você opta por uma característica, você perde alguma outra. Exemplo: investimentos em ações tem alta liquidez, previsão de alta rentabilidade, mas perde em segurança; poupança tem alta segurança, alta liquidez, mas perde em rentabilidade. E sempre vai ser assim.
Por onde começar a investir?
Quando você começar a investir, primeiro vai buscar investimentos com alta segurança e alta liquidez e vai aceitar a rentabilidade básica da economia (esse será um conhecimento mais adiante). Esse tipo de investimento é excelente para as emergências da vida, em que você não sabe quando irão acontecer, mas caso precise, o dinheiro tem que estar seguro, líquido e rendendo o básico. Um exemplo de investimento com esse critério é o Tesouro Selic (um conhecimento mais adiante também).
Fiz uma aula explicando em detalhes oq eu escrevi aqui e o restante que você precisa entender. E se gostou do email, vai gostar da aula completa.
Vou deixar o link da aula disponível para você.
Relembrando:
Toda terça-feira 7:37 da manhã faço uma aula chamada Class Dra. Investidora, onde ensino sobre como você pode se tornar uma médica investidora confiante, que coloca o dinheiro para trabalhar por você.
E o tema dessa semana foi: MÉDICA, COMO INVESTIR MESMO COM ZERO CONHECIMENTO?
Se você não assistiu ao vivo, vou deixar o link para você assistir no gravado.
Aproveite porque vai ficar disponível por pouco tempo.
Até mais, Susana Garcês.
PS. E aí? Está gostando desse conteúdo? Tem sugestões sobre assuntos que gostaria que tratasse por aqui? Caso sim, pode responder esse e-mail e trocamos uma ideia.